terça-feira, 17 de junho de 2008

É já amanhã!

Madeira na Rota do Congresso Feminista:
Conversas Em Torno do Feminino

Dia: 18 de Junho
Hora: 19 Horas
Local: FNAC Madeira

Convidadas: Lília Remesso - Presidente da Associação para o Planeamento Familiar.
Luísa Pessanha - Presidente da Associação Protectora dos Pobres.

A Ilha na rota do Feminino: a uma semana do Congresso Feminista em Lisboa, as temáticas do Feminino continuam a ser pensadas entre nós. Que questões nos são colocadas hoje, ao repensarmos as questões de Género? Que rasto deixa a mulher madeirense na Ilha?

Nesta segunda conversa, procuraremos tematizar a exclusão social da mulher e alguns dos factores que para tal contribuem.


quinta-feira, 12 de junho de 2008

A nossa conversa com Daniela Maria e Nelson Veríssimo

Foi deveras interessante a conversa na FNAC com o professor Nelson Veríssimo e com a jornalista Daniela Maria, onde participaram também outras pessoas que estiveram a conversar durante duas horas, sem intervalo e sem ser necessário inscrição prévia.
Ficamos a saber que se as mulheres quiserem se inscrever na História têm que deixar rastos, de preferência solidamente documentados. Se assim não for pouco, poderão fazer os historiadores no futuro para que a História não continue a ser escrita maioritariamente no masculino, como tem acontecido até agora.
Acho que a própria conversa pode ser um desses rastos, pois os dados apresentados pela Daniela Maria em relação ao papel da mulher na comunicação social e à sua falta de poder de decisão, mesmo que percentualmente representada nos diversos orgãos, assim como os dados históricos colocados por Nelson Verisssimo, particularmente quando falou na mulher de Gonçalves Zarco e do papel das Freiras no Convento de Santa Clara poderão ser registos a ficar para utilizações futuras.
Gostei da participação entusiasmada das e dos participantes que colocaram questões muito pertinentes e que nos devem ajudar na comunicação que vamos fazer no congresso. Foi incrivel conhecer algumas pessoas, pela primeira vez, e já estarmos a debater assuntos que nos interessam mutuamente; sem dúvida que os problemas das mulheres nos unem, embora possamos ter visões diferentes, assim como respostas distintas a dar aos mesmos.
Falámos na necessidade das mulheres terem poder sobre as suas vidas, porque o pior que pode acontecer é a dependência de outrém. Dissemos que os tempos actuais trazem grande preocupação em relação ao futuro e que existe mesmo algum retrocesso em relação aos direitos adquiridos nos últimos trinta anos devido sobretudo à situação de grande precariedade que se vive actualmente, particularmente entre os mais jovens onde muitas vezes as ideias do feminismo não são bem aceites.
Existe tanta coisa que pode ser feita a vários níveis, mas sobretudo na cultura e na partilha de saberes, pois estas são áreas fundamentais para ajudar a mudar mentalidades que Falámos na esperança de um mundo melhor onde a força das mulheres seja uma realidade. Mas para isso, há ainda um longo caminho a percorrer e o congressso feminista deve ser um grande passo que vai ajudar a que na Madeira mais mulheres (e homens) continuem a se encontrar, criando uma grande corrente que contrarie a falta de solidariedade que por vezes existe, mesmo nas próprias mulheres. continuam a desprezar o papel da mulher em todos os campos da sociedade.
Vamos fazer do Congresso Feminista o nosso ponto de encontro para futuras conversas e a próxima é já no dia 18, no mesmo local e à mesma hora.

Guida Vieira

Conversas em torno do feminino - dia 4 de Junho


A prova cabal de que as palavras são como as cerejas está na tarde/noite que tivemos no café da FNAC. Oradores assertivos e uma plateia atenta e entusiasmada fizeram as duas horas de conversa.
O ambiente informal tornou o evento muito intimista e descontraído, daí que o nosso intento tenha sido conseguido: conversar em torno das questões do feminino de forma descomplexada e agradável.
Muito positiva, a nosso ver, a intervenção activa das pessoas que se deslocaram ao local a fim de ouvirem o que os nossos convidados tinham a dizer. Colocaram-se problemas sobre a mesa, discutiram-se pontos de vista, fizeram-se exortações à reflexão, debateram-se ideias.
E venham mais: palavras e, já agora, cerejas também.

Elisa Seixas

domingo, 8 de junho de 2008

"No escurinho do cinema"

A FNAC associa-se a nós e não nos cede apenas o espaço para as conversas quinzenais, como também promove um ciclo de cinema intitulado "Na Rota Feminista".

Na semana anterior, no âmbito deste ciclo foram projectados os seguintes títulos:
02.06 - Marie Antoinette, de Sofia Coppola.
03.06 - Transe de Teresa Villaverde.
05.06 - As Virgens Suicidas, de Sofia Coppola.
06.06 - Flores de Aço, de Herbert Ross

Na semana que agora se inicia, teremos a oportunidade de visionar:
09.06 - Segunda-feira, 19h30 - Tudo Sobre a Minha Mãe, de Pedro Almodovar.
10.06 - Terça-feira, 19h30 - Volver, de Pedro Almodovar.
11.06 - Quarta-feira, 19h30 - Fur de Steven Shainberg.
12.06 - Quinta-feira, 19h30 - Vida Interrompida, de Peter Jackson.
13.06 - Sexta-feira, 19h30 - A Juventude de Jane, de Julian Jarrold.

terça-feira, 3 de junho de 2008

É já amanhã!

Madeira na Rota do Congresso Feminista:
Conversas Em Torno do Feminino



Dia: 4 de Junho
Hora: 19 Horas
Local: FNAC Madeira

Convidados: Daniela Maria
Nelson Veríssimo

A Ilha na rota do Feminino: a menos de um mês do Congresso Feminista em Lisboa, as temáticas do Feminino chegam antecipadamente até nós. Que questões nos são colocadas hoje, ao repensarmos as questões de Género? Que rasto deixa a mulher madeirense na Ilha?

"Não se considere esta questão como antecipadamente decidida pelos factos e pelas opiniões existentes, mas sim aberta à discussão sobre os seus méritos, como questão de justiça e conveniência."
Stuart Mill


Porque é a conversar que a gente se entende, convidámo-lo(a) a comparecer na FNAC e a debater connosco as nossas relações a dois.

domingo, 1 de junho de 2008

A semana passada aconteceu

Conferência de Imprensa de apresentação dos objectivos das iniciativas que terão lugar na Região.



O início dos trabalhos: A FNAC é nossa parceira nas iniciativas que terão lugar ao longo do mês de Junho.


Ao longo do mês de Junho:

1 - Madeira na rota do Congresso Feminista - Conversas em Torno do Feminino:
a primeira 4 e a segunda a 18 de Junho, na FNAC, pelas 19 horas.

2 - Ciclo de Cinema subordinado à temática.